Ainda com enorme potencial de crescimento, o Pix alcança o boleto no e-commerce e vem cada vez mais ganhando espaço no comércio eletrônico, dividindo o segundo lugar com o boleto entre as formas de pagamento mais disponibilizadas para compras online.

Levantamento realizado pela Gmattos, o Estudo de Pagamentos, analisou 59 e-commerces, que juntos representam 85% do comércio eletrônico brasileiro. O levantamento começou em 2021 quando o percentual de aceitação do pagamento instantâneo era de 16,9%, já em julho de 2022 saltou para 78%, dessa maneira o Pix alcança o boleto no e-commerce, até então segundo colocado de maneira isolada.

O cartão de crédito por sua vez é aceito em 98,3% dos varejistas e, segundo uma avaliação da Gmattos, o Pix tem potencial para estar presente em 92% dos comércios. Com o recente anúncio do Banco Central sobre aceitação de Pix parcelado, isso deve alavancar ainda mais a utilização do meio de pagamento.

pix alcança boleto
Imagem: Envato Elements

De acordo com o estudo, existem dois motivos principais que levam à não aceitação do novo método de pagamento:

  • Dificuldade com a integração tecnológica;
  • Priorização de pagamento a prazo.

O lançamento de uma nova forma de pagamento trouxe algumas dificuldades também para que os comércios eletrônicos integrassem o método à plataforma online, o que explica alguns casos onde o Pix ainda não é aceito.

Mas, existem também aquelas empresas que preferem priorizar o pagamento a prazo, principalmente via cartão de crédito, como é o caso das companhias aéreas, e nesse caso dificilmente haverá um esforço para disponibilizar o pagamento instantâneo em seus e-commerces.

Quando o Pix alcança boleto, isso mostra que o consumidor está utilizando a nova forma de pagamento e que os comércios estão se beneficiando disso, mas, para que o pagamento instantâneo ultrapasse o boleto, há ainda um trabalho a ser feito no que diz respeito à fraudes ou intercorrências nas compras on-line. 

Em outras palavras, isso quer dizer que ainda não há confiança por parte do consumidor de que ele vai receber o dinheiro de volta em caso de fraudes ou outros problemas no processo de compra, algo que já está consolidado quando o pagamento é realizado pelo cartão de crédito, conhecido como chargeback, por isso ter uma política clara no site sobre o processo de cancelamento e devolução, pode ser um diferencial para o negócio.

Outro ponto que alavancou e fez o Pix alcançar o boleto, é o fato de 24% dos e-commerces que aceitam, oferecem algum tipo de desconto para pagamentos realizados dessa maneira, no geral os descontos variam de 3% a 10%. Algumas empresas afirmam que 10% de suas vendas já são pagas dessa maneira.

no e-commerce pix alcança boleto
Imagem: Envato Elements

Segundo o Banco Central, em julho de 2022, já haviam sido cadastradas quase 132 milhões de chaves Pix, o que, para a consultoria, mostra que a participação do Pix deve ultrapassar o boleto e o cartão de débito em volume de vendas, o segundo tem sofrido bastante com o crescimento do Pix, já que nunca foi unanimidade no e-commerce e já viu sua aceitação cair de 37,3% para 30,5% no período analisado.

Quando se diz que o Pix alcança boleto, automaticamente pensa-se que o boleto está morrendo, o que não é verdade, na realidade o boleto segue sem nenhum impacto no quesito de aceitação pelos varejistas e, a princípio, não apresenta uma tendência de queda na aceitação.

Essa é uma solução que chegou para facilitar a vida do consumidor no dia a dia, mas com ele, novos golpes também passaram a ser aplicados, por isso é importante redobrar a atenção ao realizar um pagamento dessa maneira, como:

  • Sempre conferir os dados de quem receberá o pagamento;
  • Conferir o valor a ser transferido;
  • Não compartilhar senhas ou dados pessoais;
  • Não fazer transferências enquanto estiver logado em redes de Wi-Fi públicas;
  • Cuidado com QR Codes falsos;
  • Sempre pesquise sobre a empresa em sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov, para se certificar que o nome da empresa e o CNPJ realmente pertencem a uma empresa séria;
  • Desconfie de pedidos de Pix, mesmo de pessoas próximas, pelo WhatsApp e outras redes sociais.

Essas são algumas dicas para evitar dor de cabeça e aproveitar ao máximo a facilidade do pagamento instantâneo, o Pix.

Para evitar fraudes, algumas pessoas até possuem um aparelho celular exclusivo para transações bancarias e deixam o celular sempre em casa, evitando alguns tipos de golpes.

Acompanhe nosso conteúdo pois sempre queremos trazer informações relevantes para você! Se deseja saber mais sobre o Direito Comercial ou mesmo Direito do Consumidor, clique abaixo e solicite um atendimento do especialista.